segunda-feira, 19 de maio de 2014

ConheSer+: Vamos 'jogar' à Evolução das Espécies?

    Evolução por seleção natural (dia 22 de maio, repete dia 26 de maio)

Presas, predadores, ambiente, e a luta pela sobrevivência

Mas afinal, o que é a seleção natural? E como se relaciona com a evolução das espécies? Charles Darwin, naturalista do século XIX, acreditava que nem todos os indivíduos de uma espécie têm igual probabilidade de sobreviver e de deixar descendentes porque ocorre uma seleção dos mais aptos, e que essa seleção é tão importante que constituiu o principal mecanismo de evolução biológica.
Mas se a Natureza seleciona os seres vivos, essa seleção baseia-se em quê? E será possível vermos a evolução das espécies, a que ocorreu no passado e que ocorre ainda no presente?
Nesta atividade, vamos jogar à evolução por seleção natural, mas também falar sobre mutações,  sobre presas e predadores, sobre a luta entre organismos pela sobrevivência e sobre adaptação. No final, será bem mais simples compreender a evolução e diversidade de espécies no Mundo: perceber como ocorre a evolução conduz-nos ao deslumbramento e urgência de preservar tão grande biodiversidade!

Árvore da Vida, concebida por Darwin e que relaciona os seres vivos a nível evolutivo

Evolução por seleção sexual (dia 28 de maio, 16h-18h, Quinta do Covelo)

Porque é que, em várias espécies, os machos são diferentes das fêmeas?

Nesta atividade, vamos até à Quinta do Covelo em busca de seres vivos muito especiais que aí habitam. O objetivo? Observar aves de diferentes espécies, procurar distinguir machos e fêmeas, e discutir porque existem, em várias espécies, diferenças tão evidentes entre sexos.
Que hábitos apresentam as espécies em que há diferenças mais óbvias entre machos e fêmeas? Haverá uma seleção a nível sexual? E se sim, quem escolhe o parceiro sexual e como pode essa escolha influenciar as características dos descendentes e a evolução das próprias espécies?
Voltamos ao jogo da seleção e à sua influência na biodiversidade. Vamos passear e observar aves, sempre no trilho de Darwin e da evolução dos seres vivos!

 A exuberância das penas e do ritual de corte do pavão-macho são exemplo de seleção sexual
Cartoon sobre a importância das vocalizações em machos de algumas espécies de anfíbios para a conquista de uma parceira

Sem comentários:

Enviar um comentário