domingo, 3 de novembro de 2013

Ilustração Científica: ilustrador português escolhido para coleção de selos das NU sobre espécies ameaçadas

    No ano letivo de 2011/2012, durante os Dias Abertos de Ciência e Tecnologia, foi proporcionado aos alunos um Workshop de Ilustração Científica pelo formador Fernando Correia (ver Dias Abertos de Ciência e Tecnologia no CLF, 21 a 23 de Março: Workshop de Ilustração Científica)

      Anunciamos na altura que o docente da Universidade de Aveiro tinha já participado com uma ilustração de um plesiossauro encontrado em Portugal para a National Geographic portuguesa. Agora, divulgamos, com satisfação, mais um trabalho do ilustrador, uma coleção de selos ilustrativa de espécies ameaçadas de extinção, uma iniciativa das Nações Unidas.

     Quatro espécies ameaçadas de mamíferos noturnos na série de selos lançada recentemente pelas Nações Unidas, foram ilustradas pelo docente do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, Fernando Correia. Também coordenador do Laboratório de Ilustração Científica da UA, Fernando Correia foi um dos três escolhidos a nível mundial, a par com Sara Menom (Itália) e Emily Damstra (Canadá).

Os 4 selos ilustrados por Fernando Correia

    Fernando Correia, docente do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (dbio) e diretor do Laboratório de Ilustração Científica, foi um dos ilustradores convidados para ilustrar quatro dos 12 selos lançados dia 10 de outubro, no mercado americano e internacional, pela United Nations Postal Administration/UNPA (NY, USA;http://unstamps.un.org/unpa/index.html). As quatro ilustrações científicas são das espécies: Asian tapir (Tapirus indicus), Mongoose lemur (Eulemur mongoz), Flat-headed cat (Prionailurus planiceps) e Aye-aye (Daubentonia madagascariensis).
   Esta emissão filatélica representa a 21º edição de selos subordinados à coleção das espécies ameaçadas (Endangered species), desde que se registou o primeiro lançamento, em 1993, e constituiu uma das mais apetecíveis séries filatélicas por colecionadores de todo mundo.
  (...)
   Mais pormenores podem ser encontrados na revista 'Fascination' - The philatelic journal for collectors of UN stamps"  nº 338, pp 4-5  e seguintes     (download em http://unstamps.un.org/unpa/en/doc/Fascination_2009/fascination.html).

Sem comentários:

Enviar um comentário