segunda-feira, 4 de novembro de 2013

ConheSer+ em novembro: da paleografia à expressão dramática, de Aquiles ao papel marmoreado e sabonetes de glicerina

   
    Em novembro ConheSer+ é (des) dramatizar e descodificar!

    Em quatro sessões os alunos poderão conhecer algumas técnicas para (re) inventar a voz e o corpo, explorar o espaço e o tempo em perspetiva animada e, consolidar as novas competências em exercícios de improvisação. Esta experiência pretende levar os alunos a um autoconhecimento das suas capacidades de expressão, valorizando a sua unicidade enquanto pessoa e, desse modo, aumentar a eficácia nas múltiplas comunicações do quotidiano.
    
    Na oficina de psicologia vamos falar das formas que o medo tem, aprender a utilizar um “medómetro” e algumas estratégias para lidar com “Aquiles” que nos assusta. 
    Os alunos Diogo, Rui e Tiago do 8ºA vão sensibilizar para a História de Portugal, através do contacto com documentos existentes na Torre do Tombo e ensinar algumas bases da leitura paleográfica. Os participantes ficarão habilitados a ler e interpretar alguns documentos que marcaram a evolução da nossa história ao longo dos séculos XV e XVI, com particular relevância para a Carta do Pero Vaz de Caminha sobre “O achamento do Brasil”. Num primeiro momento estes paleógrafos em ação vão interpretar as “chaves” do texto e, posteriormente, os nossos “decifradores” vão colocar em prática as bases que aprenderam, transcrevendo um pequeno documento. Haverá prémios para os melhores descodificadores… 
    Finalmente, vamos aprender técnicas para fazer papéis marmoreados e aplicar alguns conceitos de química na confecção de sabonetes de glicerina, já a pensar em sugestões para presentes de Natal! 

    Aguardamos a vossa participação!

Sem comentários:

Enviar um comentário