quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Água: recurso vital que 'implora' a nossa atenção!

   Sabia que 66% da água utilizada provém de reservas superficiais e que os sistemas públicos de abastecimento servem 95% da população? Ou que o volume de negócio do sector das águas minerais naturais e de nascente aproximou-se dos 190 milhões de euros em 2012? Já os dados relativos ao desperdício são menos positivos, com cerca de 38% no sector agrícola, 25% no sector urbano e 23% no sector industrial.

   A gestão eficiente da água exige o envolvimento de toda a sociedade, das entidades públicas ao sector privado, das organizações não-governamentais aos consumidores domésticos.


   Muito se tem feito para alertar para a degradação da qualidade da água e do caráter absolutamente vital deste recurso para a vida, humana e de todos os seres vivos. Esta degradação e possível falha de água em quantidade e qualidade, num futuro próximo, assim como a reversão deste caminho, são da responsabilidade exclusiva do ser vivo que mais poder tem para intervir nos ecossistemas: o Homem.

   Café de Ciência O Futuro da Água: desafios da sustentabilidadeque esta quarta-feira, 13 de Novembro, às 18.00, na Assembleia da República. Cientistas, empresários e decisores políticos identificam soluções que assegurem a sustentabilidade dos recursos hídricos do nosso país. 
   O público pode acompanhar este debate em directo através da página web da Ciência Viva




Sem comentários:

Enviar um comentário