sexta-feira, 28 de junho de 2013

Café com Ciência em Serralves: 30 junho (domingo), um café da manhã com Lobos!



    Francisco Álvares, ou o "Xico dos lobos” como quase todos o tratam, é o convidado desta sessão do Café com Ciência. Investigador do CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto), vem partilhar o seu percurso e algumas das suas experiências relacionadas com a sua vida enquanto biólogo. Um café com lobos e outros animais do nosso imaginário à mistura!

    Francisco Álvares 
    Licenciado em Biologia e Doutorado em Biologia da Conservação pela Universidade de Lisboa, é atualmente investigador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (CIBIO/InBio). 
    Desde 1994 tem vindo a desenvolver estudos ecológicos e etnográficos (relação com as Comunidades Rurais) sobre o lobo na Península Ibérica, tendo o seu doutoramento abordado esta temática no Noroeste de Portugal. Além disso, participou como coordenador ou elemento de equipa em dezenas de projetos realizados em Portugal ou no Estrangeiro (principalmente Espanha e Norte de África) e centrados nos seguintes domínios: i) ecologia e conservação de vertebrados terrestres, em particular espécies ameaçadas; ii) dimensão cultural e biológica da relação entre a fauna selvagem e as comunidades rurais; iii) avaliação e monitorização do impacto das atividades humanas, principalmente empreendimentos eólicos, nos vertebrados terrestres e seus habitats; e iv) valorização e divulgação do património natural e etnozoológico, através de ações de Desenvolvimento Rural e Turismo de Natureza. 
    É autor e co-autor de cerca de meia centena de publicações, incluindo livros, capítulos de livros e artigos científicos e de divulgação, sobre os domínios de especialização indicados.


    Acesso: gratuito mediante inscrição prévia para 226 156 587 ou c.almeida@serralves.pt;
    Lotação: sujeito à lotação do espaço

Sem comentários:

Enviar um comentário