quarta-feira, 3 de abril de 2013

Olimpíada da Ciência da União Europeia: alunos do CLF nas equipas nacionais medalhadas em 2013!

   O LusoCiências tem o prazer de anunciar que uma das duas equipas portuguesas que representaram Portugal na 11.ª Olimpíada da Ciência da União Europeia, que se realizou, de 17 a 24 de março, no Luxemburgo, conquistou uma medalha de prata.
 A equipa medalhada era composta pelos alunos Ana Beatriz Magalhães Oliveira (Escola Secundária de Paredes), Afonso Tinoco Faria Cecílio dos Santos (Colégio Salesianos do Estoril) e João Daniel Linhares Moreira (11ºB, Colégio Luso-Francês do Porto).

Foto da delegação dos alunos de Portugal
Da esquerda para a direita: João Daniel Linhares Moreira (medalha de Prata); Afonso Tinoco de Faria Cecílio dos Santos (medalha de Prata); Bruno Miguel Oliveira (medalha de bronze); Ana Beatriz Magalhães Oliveira (medalha de Prata); Beatriz Ribeiro Lopes (medalha de bronze); Duarte Manuel Nogueira Magano (medalha de bronze).

   Portugal foi também representado pela equipa composta pelos alunos Beatriz Ribeiro Lopes (Escola Secundária Pedro Nunes), Bruno Miguel Duarte Reis Oliveira (Colégio dos Salesianos do Estoril) e Duarte Manuel Nogueira Magano (11ºB, Colégio Luso-Francês do Porto), que venceram uma medalha de bronze.
   Os estudantes realizaram provas experimentais sobre conteúdos de Biologia, Química e Física. Pretendeu-se testar as capacidades dos alunos na resolução de problemas científicos, bem como capacidades de natureza processual.
   A Olimpíada da Ciência da União Europeia é uma competição destinada a estudantes na faixa etária dos 16 anos, especialmente interessados no ensino das ciências, e pretende estimular a escolha de carreiras científicas, desenvolver talentos, proporcionar troca de experiências e contactos entre estudantes que podem vir a participar nas olimpíadas Internacionais da Ciência, bem como comparar o currículo e as perspetivas do ensino das ciências entre os Estados-membros da União Europeia.
   Esta competição é organizada desde 2003 e contou em 2013 com 22 países participantes, tendo Portugal participado pela quinta vez com duas equipas de 3 alunos cada.
   A organização da participação portuguesa na EUSO é assegurada conjuntamente pela Direção-Geral da Educação, pela Sociedade Portuguesa de Física, pela Sociedade Portuguesa de Química e pela Ordem dos Biólogos.
   As duas equipas que representaram Portugal foram selecionadas numa prova realizada para o efeito, que decorreu em Novembro, de 2012, na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa. Foram convidados a participar nessa prova alunos que integraram as equipas que ficaram nas três primeiras posições nas Olimpíadas de Física-2011, escalão A, e nas Olimpíadas de Química júnior-2011, e os três alunos melhor classificados que participaram nas Olimpíadas de Biologia-2012, os quais reuniam os requisitos de idade exigidos para esta competição.
   
   Os professores das escolas dos alunos colaboraram na preparação dos alunos. No Colégio Luso-Francês, essa preparação foi assegurada pela professora Rosana Marques, na área da Química, pelo professor Carlos Azevedo, na área da Física e pela professora Salomé Cruz na área da Biologia.

   Parabéns ao João e ao Duarte! 

Sem comentários:

Enviar um comentário