sábado, 15 de dezembro de 2012

Reconhecimento do trabalho feminino em Ciência

   Reproduzimos notícia do Ciência Hoje, relevante por várias razões:

    - por se tratar de um projeto que potenciará o turismo associado à Ciência e ao Mar, no Algarve;

     - por se tratar de um prémio atribuído a uma equipa constituída exclusivamente por mulheres: quando 'A ciência, na televisão, é mostrada como consensual e positiva, aparece muitas vezes como peça final do noticiário, é masculinizada, as descobertas na saúde são valorizadas e é residual em comparação com o resto dos temas.' é muito animador saber do reconhecimento do trabalho de uma equipa de mulheres na área das Ciências do Mar!

    Por criarem um “plano de negócios enquadrado na realidade e com possibilidade de aplicação prática”, alunas do mestrado The Lisbon MBA venceram o concurso promovido pelo Centro de Ciências do Mar (CCMar) que tinha como objectivo a definição de estratégias de gestão e abordagem ao mercado dos serviços do CCMar.


    As alunas Sofia Gueifão, Sofia Barbosa, Sara Oliveira, Inês Santos e Diana Malhado conseguiram apontar para um potencial de criação de valor da economia do mar em Portugal na ordem de 10 mil milhões de euros, que ainda se encontra por explorar.
    De cima para baixo, esquerda para a direita: Sofia Gueifão, Inês Santos, Diana Malhado, Sara Oliveira, Sofia Barbosa.

    Em conversa com o «Ciência Hoje», Sofia Gueifão de Oliveira explicou que este concurso foi aberto a diversas faculdades de gestão do país. No programa de mestrado da Lisbon MBA, tinham de fazer um projecto para uma cadeira de consulting, englobado no tema de terceiro sector não lucrativo. “O trabalho tinha de ser sobre um caso real e quando apareceu o concurso pensámos que seria perfeito para os nossos objectivos”.
     A equipa começou por estudar a fundo o CCMar. “Investigámos imenso e acabámos por desenvolver um plano de negócios numa perspectiva um bocadinho diferente daquilo que é o centro de investigação”. Pensaram, assim, em formas de “aproveitar os conhecimentos, as mais-valias e todo o know how que CCMar tem para que este conseguisse criar receitas próprias e tornar-se mais independente de financiamento externo.
    Uma das vertentes a explorar seria a do turismo. Várias instituições científicas, como, por exemplo, o CERN apostam no “turismo científico, que permite acesso de pessoas aos centros para perceberem o que se faz lá dentro. Esta área do turismo com conteúdo está a aumentar em termos mundiais e nós achámos que era excelente para o CCMAr tentar alavancar essa ideia até porque se encontra no Algarve, uma zona muito turística”.
    Além do turismo, apresentaram medidas como o desenvolvimento de espécimenes e de processos para as indústrias de produção (aquacultura, fito-cultura). O plano de negócios apresentou também soluções para a reestruturação organizacional e estratégias para trabalhar cada oportunidade identificada, de forma a obter fontes de receitas para suportar a investigação.
    Sofia Gueifão acrescenta que os responsáveis do CCMar acreditam que algumas das ideias apresentadas têm viabilidade e credibilidade. “Algumas das ideias concretas serão mesmo discutidas para uma futura aplicação”, informa.

Sem comentários:

Enviar um comentário