terça-feira, 16 de outubro de 2012

Aproximamo-nos do fantástico: faca que corta água criada em Universidade do Arizona


 
  Do site Ciência Hoje e em relação com o post deste blogue Aproximamo-nos do fantástico: gel superhidrofóbico!

   Uma equipa de investigadores da Arizona State University (Estados Unidos) conseguiu fabricar uma faca capaz de cortar a água. O resultado foi publicado na revista científica PLOS One. Através de um corte preciso, os cientistas conseguem dividir uma gota em duas partes iguais, sem qualquer mistura de substâncias ou que esta seja dissolvida em várias outras gotículas. O procedimento ocorreu sobre uma superfície de teflon, também hidrofóbica.
   As lâminas de zinco e cobre foram limpas com acetona e etanol e, posteriormente, secas com nitrogénio. Por último, as lâminas foram submersas numa solução de nitrato de prata e colocadas para secar, resultando num revestimento altamente hidrofóbico — termo utilizado para substâncias que não se misturam com a água.

    Segundo Antonio García, um dos autores do estudo, referiu a uma publicação brasileira, o novo método de corte é “altamente preciso, como se o material manipulado fosse sólido”.

    A grande vantagem desta técnica é poder utilizar uma variedade de técnicas de micro ou nanotecnologia para estudar a composição da gota. Por exemplo, na biomedicina isolam-se células raras (se houver suspeita de ser cancerígena) e realizar análises para detectar o que a faz diferente de outras. O corte das gotas também pode permitir uma análise mais rápida e eficiente dos seus componentes.


Sem comentários:

Enviar um comentário