segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

   Gorila da montanha (Gorilla gorilla), filmado no Uganda. 

   
   Surgem sempre dúvidas relativamente a estas interações: serão forjadas? ou naturais? trata-se de animais selvagens ou domesticados, de alguma forma. 

   Aproveitando um comentário de um leitor do jornal Público, explique-se:

   O que acontece aqui é que são animais habituados a lidar diariamente com pessoas. Estas não são inimigos. São animais selvagens num meio relativamente artificializado. (...) Animais treinados necessitam de avaliar permanentemente o seu comportamento através do feedback dos seus treinadores. Assim, o comportamento não é um cortamento treinado mas condicionado naturalmente pelo meio relativamente artificial, não só nas estruturas montadas para os turistas mas também na relação dos gorilas com os humanos.

    De qualquer das formas, poderão ser um meio para alertar para a situação crítica desta espéci: está classificada como Criticamente em Perigo, pelo Livro Vermelho das Espécies, da União Internacional para a Conservação da Natureza. As razões? As mesmas de sempre: destruição do habitat, caça furtiva para amuletos no mercado negro, enfim, pressão e capricho humanos... 

    Para saber mais sobre o Gorila, ver aqui.


    Para vídeos de Gorilas, ver aqui.


    Mais uma vez, Hollywood já aproveitou uma história real para um blockbuster, nos anos 1980. 


   O filme Gorillas in the Mist (Gorilas na Bruma), conta a história de Diane Fossey, uma naturalista que viveu próximo dos gorilas e realizou estudos e filmagens que permitiram conhecer melhor estes indivíduos fenomenais. Foi morta por caçadores furtivos, em 1985. 

   

Sem comentários:

Enviar um comentário