segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Ciência Com Todos

    O projeto Ciência para Todos surgiu este ano, dinamizado pelo Professor João Calafate. Nas suas próprias palavras: 


    Este sítio serve de suporte a um projeto de divulgação de Ciência - Ciência com Todos - que apresenta como finalidade melhorar a literacia científica dos cidadãos portugueses e outros interessados.
 Aqui, o utilizador poderá "dar asas" à sua curiosidade e imaginação (acerca da vida, do mundo e do universo que nos rodeia) colocando questões relacionadas com a Ciência e a Tecnologia, para as quais não encontra uma resposta ou não encontra uma resposta cientificamente adequada e acessível e vê-las respondidas por especialistas das diversas áreas da Ciência e da Tecnologia.

   Objectivos do projeto:
  •    Divulgar a Ciência de um modo cientificamente adequado e acessível a não especialistas, designadamente crianças, jovens e adultos.
  •    Promover literacia científica em jovens e adultos.
  •    Melhorar a qualidade de vida dos cidadãos alfabetizando-os cientificamente, de modo a poderem tomar decisões em consciência.
  •    Fomentar o gosto pela Ciência.
  •    Estimular a curiosidade acerca do mundo que nos rodeia (o vazio não estimula a nossa curiosidade).
  •    Promover um clima de partilha de conhecimentos sobre Ciência entre os diferentes membros de famílias portuguesas.
  •    Promover um clima de partilha e cooperação entre e com docentes universitários de diferentes áreas científicas.
  •    Divulgar novidades de investigação científica.
  •    Melhorar a cultura científica dos professores de Ciências em geral e do Ensino Básico em particular.

   A Comissão Científica, isto é, os profissionais das várias áreas científicas que se associaram a este site e responderão às questões colocadas incluem grandes investigadores e professores.    

   Como exemplo de questão científica colocada e respondida: 

   Há uma coisa que me intriga e a qual gostaria, se possível, de ver explicada: até que ponto o nosso cérebro tem capacidade para "armazenar dados", ou seja, será possível ter uma ideia aproximada da quantidade de conhecimento que um ser humano consegue reter na sua memória? 
  Uma pessoa que passe os seus dias a ler/estudar irá sempre conseguir reter aquilo que lê/aprende ou chegará a uma altura em que a memória ficará "cheia"?
  Alguém me consegue explicar este assunto, que penso ser difícil e ao mesmo tempo fascinante?! 



   Procurem a resposta a esta e outras questões no Ciência Com Todos. Façam as vossas questões e leiam respostas dos especialistas!

Sem comentários:

Enviar um comentário